segunda-feira, 27 de junho de 2011

ARAXÁ: MUNICÍPIO MINEIRO DE QUASE 100 MIL HABITANTES OU QUINTAL DA CASA DE APENAS UMA PESSOA?



Alguns episódios um tanto quanto pitorescos, para se dizer o mínimo, assombram aqueles que esperavam que o terceiro milênio brindasse à sociedade civilizada com um novo e coerente modelo de administração pública, qual seja, o orçamento participativo.

Com efeito, as cidades hoje mais desenvolvidas, notadamente na área social, adotaram formas democráticas na gestão dos recursos públicos. 

No entanto, infelizmente, nem todos os atuais administradores são dotados com essa mesma visão de futuro.  Alguns poucos gestores ainda insistem em utilizar modelos anacrônicos de administração, totalmente em desalinho com os modernos padrões de gerência pública. Particularmente em Araxá/MG, o que hoje se vê passa distante da prometida gestão democrática e transparente, que foi inclusive exaustivamente alardeada na campanha eleitoral de 2008, já que os recursos públicos são geridos de acordo com o volúvel planejamento pessoal do atual chefe do executivo, sequer se importando com os anseios da comunidade.

Projetos que nem foram previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, se tornam prioridades absolutas, quando caem no gosto pessoal  do gestor municipal. Obras públicas são tocadas no "peito e na raça", mesmo sem a abertura de processo licitatório. Diretores de empresas, que estão diretamente interessados nas obras sem licitação ora em andamento, acompanham a viagem dos gestores municipais para o exterior, possivelmente custeados pelos cofres públicos.

Mister que as autoridades constituídas apurem detidamente a situação das contas públicas em Araxá, a fim de que a transparência seja mesmo a tônica na administração municipal, a bem da moralidade exigível  e da esperada decência.


O.N.G. - O.L.H.A.R. DE ARAXÁ

Cidadania e Independência, com
Responsabilidade Sócio-Ambiental

 

domingo, 12 de junho de 2011

COPA DO MUNDO - 2014 : CONHEÇAM UM PARAÍSO TERRESTRE !




APROVEITANDO A POSSIBILIDADE ADVINDA COM A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO AQUI NO BRASIL EM 2014, TAMBÉM A CIDADE DE ARAXÁ/MG, POR PROPOSIÇÃO DE SEUS GESTORES E AGENTES PÚBLICOS, CANDIDATOU-SE COMO PRETENSA SEDE DE TREINAMENTO E DE ESTADIA PARA UMA DAS SELEÇÕES PARTICIPANTES DO CERTAME.

DESTA FORMA, PARA DEMONSTRAR SEU POTENCIAL TURÍSTICO, PRODUZIU O BELÍSSIMO VÍDEO ACIMA POSTADO, APRESENTANDO AO MUNDO A RIQUEZA DE SUA HISTÓRIA, A DIVERSIDADE DA SUA CULTURA, ALÉM DE SUAS INCONTESTÁVEIS BELEZAS NATURAIS E DAS AÇÕES DE GOVERNO QUE PRETENDERIAM DENOTAR SUA VOCAÇÃO DESENVOLVIMENTISTA.

POR ENTENDER QUE TODO ESSE PATRIMÔNIO É DE DOMÍNIO PÚBLICO, A O.N.G. - O.L.H.A.R. DE ARAXÁ OPTOU POR POSTAR A PROPAGANDA INSTITUCIONAL TAMBÉM EM NOSSO BLOG, VIABILIZANDO QUE MAIS PESSOAS O CONHEÇAM, INCLUINDO OBVIAMENTE O VALOROSO POVO QUE AQUI VIVE E TRABALHA, GERANDO ESSA RIQUEZA QUE DISTINGUE NOSSA TERRA, JÁ QUE MUITOS DOS LOCAIS E PONTOS TURÍSTICOS QUE SÃO MOSTRADOS NO VÍDEO INFELIZMENTE SÃO INACESSÍVEIS PARA EXPRESSIVA MAIORIA DE NOSSA COMUNIDADE...

O TAUÁ - GRANDE HOTEL, AS TERMAS DO BARREIRO, AS ACADEMIAS E PRAÇAS DE ESPORTES PARA A POPULAÇÃO, ALÉM DE UM TRANSPORTE PÚBLICO EFICIENTE E DE QUALIDADE, SÃO QUIMERAS PARA GRANDE PARCELA DOS MORADORES DESSA TÃO APRAZÍVEL E BUCÓLICA ESTÂNCIA HIDRO-MINERAL, DE RENOME INTERNACIONAL...

ESSA GENTE TRABALHADORA, QUE SEQUER APARECE NO VÍDEO PUBLICITÁRIO...

TAMBÉM PARA QUE, NÃO É?

BASTARIA QUE TIVESSEM A CHANCE DE TEREM SOBRE SI A LUZ DOS HOLOFOTES, PARA INICIAREM SEUS ROSÁRIOS DE QUEIXAS INFUNDADAS, TAIS COMO A FALTA DE LEITOS NOS HOSPITAIS, A FALTA DE U.T.I. NEO-NATAL, A FALTA DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA MUNICIPAL, O ESGOTO CORRENDO A CÉU ABERTO NA PERIFERIA, UMA OU OUTRA CAIXA D'ÁGUA DE CHECHE COM RESTOS MORTAIS DE PÁSSAROS E MORCEGOS, ETC., ETC., ETC. ...

ISSO SEM FALAR DAQUELES QUE AINDA ESPERAM A CONSTRUÇÃO DO PROMETIDO HOSPITAL MUNICIPAL, CONFORME ALARDEADO NOS VÍDEOS DA ÚLTIMA CAMPANHA ELEITORAL, QUE ATENDA E TRATE OS PACIENTES COM CÂNCER E OUTRAS ENFERMIDADES GRAVES...

QUE ESPEREM UM POUCO MAIS ENTÃO, POIS, AO QUE TUDO INDICA, A PREFEITURA DE ARAXÁ PRETENDE, ALÉM DE COLABORAR COM R$ 700.000,00 (SETECENTOS MIL REAIS) DO ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA A PRODUÇÃO DE UM FILME DE CINEMA, O DRAMA INTITULADO "VAZIO CORAÇÃO", SER SEDE DE PARA UMA SELEÇÃO NA COPA DO MUNDO DE 2014, DESENVOLVENDO O TURISMO E A ECONOMIA, NEM SEMPRE DISTRIBUINDO OS DIVIDENDOS COM SEU POVO...

O.N.G. - O.L.H.A.R. DE ARAXÁ

CIDADANIA & INDEPENDÊNCIA, COM
RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

domingo, 5 de junho de 2011

ÁGUAS DE ARAXÁ/MG - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE




ARAXÁ, MUNICÍPIO HISTÓRICO DE MINAS GERAIS, JÁ FOI CONHECIDA COMO "CIDADE DAS ÁGUAS" E, AINDA HOJE, DETÉM POSIÇÃO DE DESTAQUE NO TURISMO TERMAL, GRAÇAS ÀS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DE SUAS ÁGUAS RADIOATIVAS E SULFUROSAS.

CONTUDO, COMO QUALQUER REMÉDIO QUE SEJA, O CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA MINERAL E RADIOATIVA NÃO É ACONSELHADO, JÁ QUE CARREGARIA EM SI ELEMENTOS QUE TORNARIAM ESSE LÍQUIDO INDISPENSÁVEL DISTANTE DE SUA NECESSÁRIA PUREZA, OU SEJA, SER INCOLOR (SEM COR), INSÍPIDO (SEM GOSTO) E INODORO (SEM CHEIRO) E, ASSIM SENDO, NÃO ATENDENDO PLENAMENTE O PRINCÍPIO DA POTABILIDADE, OU SEJA, DE SERVIR ÀS NECESSIDADES VITAIS DO SER HUMANO.

ORA, NECESSÁRIO ENTÃO GARANTIR A CAPTAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL PARA UMA POPULAÇÃO CADA VEZ MAIS CRESCENTE, JÁ QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, ARAXÁ NÃO TEM FONTES ABUNDANTES...

O LENÇOL FREÁTICO DE ARAXÁ CORRE O RISCO DE SE ESGOTAR, POIS TAMBÉM SOFRE OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL, ALÉM DE OUTROS PROBLEMAS, COMO POR EXEMPLO A URBANIZAÇÃO DESENFREADA (LOTEAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO NATURAL), A IMPRUDENTE IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO (ASFALTAMENTO) E O DESPERDÍCIO, PARA NÃO FALAR DA FALTA DE TÉCNICAS E OPERACIONALIZAÇÃO DA RECICLAGEM DA ÁGUA.

APARENTEMENTE INSENSÍVEIS AO GRAVE RISCO DO DESPARECIMENTO DAS NASCENTES DE ÁGUA, OS ÚLTIMOS GESTORES MUNICIPAIS REDOBRARAM OS DISCURSOS DESENVOLVIMENTISTAS, ESQUECENDO QUE NENHUM PROGRESSO É SUSTENTÁVEL, SE A COMUNIDADE FICAR REFÉM DE UMA EVENTUAL FALTA DESSE LÍQUIDO VITAL.

NOSSA O.N.G. - O.L.H.A.R. DE ARAXÁ, AQUI APROVEITANDO A PASSAGEM DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, TRAZ NOVAMENTE ESSE PROBLEMA À LUZ DA RAZÃO, CHAMANDO À RESPONSABILIDADE AS LIDERANÇAS DA CIDADE, POIS, SE NADA FIZERMOS AGORA, DE NADA ADIANTARÁ BUSCAR NO EXTERIOR IDÉIAS PARA INCREMENTAR O TURISMO, JÁ QUE, ANTES DISSO, NECESSÁRIO SE FAZ GARANTIR NOSSA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA!



O.N.G. - O.L.H.A.R. DE ARAXÁ

CIDADANIA E INDEPENDÊNCIA, COM
RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL