domingo, 5 de junho de 2011

ÁGUAS DE ARAXÁ/MG - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE




ARAXÁ, MUNICÍPIO HISTÓRICO DE MINAS GERAIS, JÁ FOI CONHECIDA COMO "CIDADE DAS ÁGUAS" E, AINDA HOJE, DETÉM POSIÇÃO DE DESTAQUE NO TURISMO TERMAL, GRAÇAS ÀS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DE SUAS ÁGUAS RADIOATIVAS E SULFUROSAS.

CONTUDO, COMO QUALQUER REMÉDIO QUE SEJA, O CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA MINERAL E RADIOATIVA NÃO É ACONSELHADO, JÁ QUE CARREGARIA EM SI ELEMENTOS QUE TORNARIAM ESSE LÍQUIDO INDISPENSÁVEL DISTANTE DE SUA NECESSÁRIA PUREZA, OU SEJA, SER INCOLOR (SEM COR), INSÍPIDO (SEM GOSTO) E INODORO (SEM CHEIRO) E, ASSIM SENDO, NÃO ATENDENDO PLENAMENTE O PRINCÍPIO DA POTABILIDADE, OU SEJA, DE SERVIR ÀS NECESSIDADES VITAIS DO SER HUMANO.

ORA, NECESSÁRIO ENTÃO GARANTIR A CAPTAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL PARA UMA POPULAÇÃO CADA VEZ MAIS CRESCENTE, JÁ QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, ARAXÁ NÃO TEM FONTES ABUNDANTES...

O LENÇOL FREÁTICO DE ARAXÁ CORRE O RISCO DE SE ESGOTAR, POIS TAMBÉM SOFRE OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL, ALÉM DE OUTROS PROBLEMAS, COMO POR EXEMPLO A URBANIZAÇÃO DESENFREADA (LOTEAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO NATURAL), A IMPRUDENTE IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO (ASFALTAMENTO) E O DESPERDÍCIO, PARA NÃO FALAR DA FALTA DE TÉCNICAS E OPERACIONALIZAÇÃO DA RECICLAGEM DA ÁGUA.

APARENTEMENTE INSENSÍVEIS AO GRAVE RISCO DO DESPARECIMENTO DAS NASCENTES DE ÁGUA, OS ÚLTIMOS GESTORES MUNICIPAIS REDOBRARAM OS DISCURSOS DESENVOLVIMENTISTAS, ESQUECENDO QUE NENHUM PROGRESSO É SUSTENTÁVEL, SE A COMUNIDADE FICAR REFÉM DE UMA EVENTUAL FALTA DESSE LÍQUIDO VITAL.

NOSSA O.N.G. - O.L.H.A.R. DE ARAXÁ, AQUI APROVEITANDO A PASSAGEM DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, TRAZ NOVAMENTE ESSE PROBLEMA À LUZ DA RAZÃO, CHAMANDO À RESPONSABILIDADE AS LIDERANÇAS DA CIDADE, POIS, SE NADA FIZERMOS AGORA, DE NADA ADIANTARÁ BUSCAR NO EXTERIOR IDÉIAS PARA INCREMENTAR O TURISMO, JÁ QUE, ANTES DISSO, NECESSÁRIO SE FAZ GARANTIR NOSSA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA!



O.N.G. - O.L.H.A.R. DE ARAXÁ

CIDADANIA E INDEPENDÊNCIA, COM
RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário