Prezados @migos e Queridas @migas, nesta postagem trazemos um exemplo da falta de sensibilidade na gestão pública, definitivamente ignorando os apelos da população.
A matéria a seguir reproduzida, divulgada hoje (10.02.2011) no site do conceituado jornal "Diário de Araxá" (www.diariodearaxa.com.br), demonstra como uma obra, no entendimento de alguns governantes, pode sobrepor-se à própria segurança da comunidade...
Faixas de pedestre da avenida
Antônio Carlos não são respeitadas
Partido apresenta reivindicação de populares; vice-líder destaca campanha de conscientização que inicia a partir da próxima semana.
Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Da Redação / Jorge Mourão - O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (P.T.) encaminhou um requerimento à Prefeitura de Araxá e à Câmara Municipal que reivindica através da manifestação popular e de membros militantes uma atenção especial em relação à travessia de pedestres nas faixas da avenida Antônio Carlos, que está sendo revitalizada.
A instalação de tablados ao longo da avenida para organizar as obras diminuiu o campo de visão do tráfego para pedestres e motoristas, e a campanha de reeducação de travessia na faixa - Sou Pedestre! Sou Motorista! - será promovida pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran) a partir da próxima segunda-feira (14).
Os semáforos das travessias da avenida com as ruas Cassiano Lemos e Presidente Olegário Maciel foram retirados nesta quarta-feira (9), indicando que a prefeitura definitivamente não pretende reativá-los.
A campanha é semelhante aos moldes aplicados na travessia de pedestres em Brasília e outras cidades. O pedestre, que tem preferência, acena com o braço pedindo a parada do motorista para que ele possa atravessar com segurança.
Apesar de instalar placas de preferência no início das obras, a maioria dos motoristas ignoram a sinalização.
A reportagem do Diário de Araxá acompanhou o tráfego na Antônio Carlos no final da tarde desta terça-feira (8) por 10 minutos, e a travessia foi respeitada uma única vez.
“O tráfego de veículos é constante e muito perigoso, já tivemos várias ocorrência de acidentes, e a primeira missão do chefe do Executivo é preservar a vida humana, o povo de Araxá. O pedestre indefeso e motorista refém, porque não existe uma ordem de preferência entre motoristas e pedestres. Entendemos que a conscientizaçaõ do motorista é importante, mas ela vem a longo prazo. Hoje pedimos a proteção à vida do povo que ali trafega diariamente”, afirma o presidente do Diretório Municipal do P.T. em Araxá, Rogério Farah.
“A nossa manifestação tem o intuito de colaborar com a administração pública, e para que o chefe do Poder Legislativo (Carlos Roberto Rosa) perceba a atuação do P.T., que é sensível aos anseios do povo, assim como a Câmara Municipal”, acrescenta.
O requerimento do P.T. foi lido na abertura da reunião ordinária da Câmara desta terça-feira (8). Posteriormente, o vereador César Romero da Silva (PR/Garrado), vice-líder do governo, fez um pronunciamento anunciado a campanha de conscientização promovida pela Asttran, a partir da semana que vem.
“Não teria condições de reativar os semáforos porque a visibilidade do motorista e do pedestre ficou limitada em função dos tablados das obras de revitalização da Antônio Carlos. A campanha vai mostrar que o pedestre tem a prefência, a prioridade é zelar pela vida. Isso tudo acontece por causa das obras, mas no final todos vão ver como a cidade ficará bonita com a nova Antônio Carlos”, afirma Garrado.
FONTE: http://www.diariodearaxa.com.br/index.php?go=noticia&ed=20&id=5118
Nenhum comentário:
Postar um comentário